60+ Melhores tatuagens da boa sorte e seus significados
Tatuagens de boa sorte não são apenas para jogadores e prisioneiros, tanto mulheres quanto homens as usam e amam há muitos anos. Em diferentes culturas, a sorte é representada por diferentes imagens, animais e símbolos.
As tatuagens de boa sorte não são apenas para os supersticiosos, mas representam suas esperanças para o futuro. Não existe uma maneira certa ou errada de representar boa sorte, pode ser um dos designs de nosso artigo ou algo com um significado pessoal para você.
De números da sorte a animais da sorte, a sorte certamente o seguirá quando você fizer uma tatuagem da sorte. Aqui estão alguns dos nossos designs de tatuagem favoritos de boa sorte e o significado por trás deles.
Desenhos de tatuagem de boa sorte japoneses
Daikoku Tattoo Design
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
No Japão, existem sete deuses da boa sorte e da fortuna. Daikoku é um deles, originado nas crenças hindus. Uma máscara Daikoku é conhecida principalmente por afastar os maus espíritos e trazer boa sorte. Uma tatuagem Daikoku simboliza prosperidade, otimismo e boa sorte.
Ebisu Tattoo Design
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
Outro dos deuses da sorte é Ebisu. Originário da religião xintoísta, ele é um dos poucos deuses nativos do Japão. Por ser único na cultura e religião japonesas, ele é uma das imagens mais populares. Representando riqueza e boa sorte, seu rosto sorridente é comumente visto em restaurantes, varejistas e santuários religiosos.
Fudo Myoo Tattoo Design
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
Fudo Myoo é um Deus budista. Fudo Myoo faz parte de um grupo de divindades poderosas conhecidas como os Cinco Reis Brilhantes. Suas feições podem parecer assustadoras, mas na verdade ele é uma figura protetora. Conhecido como The Immovable One, acredita-se que fazer uma tatuagem dele traga boa fortuna e prosperidade, além de proteger o usuário das forças do mal.
Hyottoko Mask Tattoo Design
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
Hyottoko, na mitologia japonesa, sabe como transformar as trevas em luz. Este cômico personagem japonês usa uma máscara e tem a boca franzida. Ele tem olhos de tamanhos diferentes e rosto inclinado para o lado. Este personagem cômico é conhecido por trazer prosperidade e boa sorte para sua vida.
Tatuagens de dragão japonês
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
Um dos símbolos mais importantes na tradição da tatuagem japonesa é o dragão. Popular em estúdios de tatuagem em todo o mundo, é um design vibrante e feroz. O dragão possui vários significados, incluindo sorte, longevidade, prosperidade e poder.
Leia também: 14 melhores designs de tatuagem de dragão: Mesopotâmia, Leste Asiático ou Europa?
Tatuagens de cobra japonesa
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
As tatuagens de cobras japonesas são outro design popular na tatuagem japonesa. Conhecidos como hebi, eles são vistos como belas criaturas, ao contrário do oeste, onde são considerados mais assustadores. Cobras brancas significam boa sorte, se você vir uma na vida real, boa sorte será concedida a você. Isso ocorre porque as cobras protegerão seu jardim de criaturas perigosas.
Leia também: Os melhores designs de tatuagem de cobra para inspirar você: a arte dos cachos
Desenhos egípcios de tatuagem de boa sorte
Tatuagem de Escaravelho
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
O escaravelho, no antigo Egito, é o símbolo da vida, morte e transformação. É um dos amuletos mais reconhecidos e poderosos do Egito devido à sua sorte, influência e poder. Representava o ideal de metamorfose e imortalidade, além de simbolizar o ciclo da vida.
Eye of Horus Tattoo
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
A tatuagem do olho de Horus representa boa saúde, boa sorte e proteção. O olho esquerdo pertencia a Hórus, o Deus do Céu, que o deu para salvar seu pai Osíris. Diz-se que tinha poderes de restauração e cura e era usado como ferramenta médica nos tempos do Egito Antigo. Geralmente é verde, uma tonalidade que representa a ressurreição e o conhecimento.
Ouroboros Tattoo
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
Ouroboros representa o sol na cultura do Egito Antigo. O símbolo representa renascimento, boa sorte e boa saúde. A imagem de uma cobra ou dragão comendo sua própria cauda também simboliza o círculo da vida e da eternidade. Acredita-se que essa tatuagem traga aos usuários uma vida longa e de sorte.
Você sabia:
O símbolo do infinito originou-se dos ouroboros.
Desenhos de tatuagem de boa sorte italiana
Tatuagem de joaninha
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
Acredita-se que os Ladbugs tragam boa sorte à cultura italiana. A cor vermelha tem ligações profundas com a igreja, com seus pontos distintos representando as tristezas uniformes da Virgem Maria. Em algumas culturas, ver uma joaninha indica que o tempo estará bom e que em breve você terá sorte no amor. Matar uma joaninha é muito azar e nunca deve ser feito.
Cornetto Tattoo
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
O cornetto é uma forma de chifre ou pimenta malagueta frequentemente encontrada no sul da Itália. Na Calábria e em Nápoles, o cornetto é usado como amuleto, pendurado em espelhos retrovisores ou em lojas para trazer boa sorte. Tem mais sorte quando está em vermelho, que representa o sangue em seu inimigo, e com uma coroa no topo. A forma fálica é trazida para trazer fertilidade às mulheres, além de trazer fortuna e sorte.
Gobbo Tattoo
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
O Gobbo é uma tatuagem poderosa para fazer tanto para apostadores, quanto para quem procura um pouco de sorte no departamento financeiro. Ele é retratado como um homem corcunda com uma perna de chifre e geralmente usa uma cartola. Os jogadores esfregariam as costas do Gobbo para dar sorte. Ele geralmente é combinado com um corneto oco para o dobro da fortuna.
Desenhos de tatuagem de boa sorte irlandesa
Cravo-da-índia de quatro folhas
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
Os trevos de quatro folhas são incrivelmente raros de se encontrar, e é por isso que eles são considerados sortudos desde os tempos dos druidas antigos. Acredita-se que quando você encontra um trevo de quatro folhas, você também detém o poder da grande fortuna. Cada folha representa fama, riqueza, amor e saúde.
Shamrock Tattoo
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
O trevo de três folhas costuma ser conhecido como Shamrock. Os celtas acreditavam que os pertences mais preciosos vinham em grupos de três ou múltiplos de três. São Patrício descreveu o trevo como um símbolo da Santíssima Trindade e há muito é considerado um símbolo de sorte. Cada folha representa fé, esperança e amor.
Tatuagem em Ferradura
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
A ferradura é um dos amuletos de boa sorte mais conhecidos na Irlanda e em todo o mundo. Os cavalos são fortes e duráveis, considerados muito confiáveis e leais. As pessoas continuariam usando ferraduras como amuleto para atrair fertilidade, fortuna e boa sorte. As ferraduras também foram pensadas para manter as fadas travessas afastadas, pois elas não suportavam o ferro.
The Green Man Tattoo
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
O Homem Verde é tradicionalmente descrito como a cabeça de um homem largo com folhagem verde ao redor de sua cabeça. Alguns acreditam que a imagem dos duendes vem do Homem Verde. O Homem Verde é utilizado para representar a chegada da Primavera, que foi marcada pela vegetação verde que o rodeia.
Desenhos de tatuagem de marinheiro Good Luck
Estrela náutica
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
As tatuagens também eram vistas como sorte para os marinheiros. Eles normalmente tatuariam uma estrela náutica para dar sorte. A Estrela do Norte representa um sinal de que eles estavam se aproximando de casa para ficarem seguros com seus amigos e familiares.
Tatuagem de Golfinho
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
Os golfinhos têm muita sorte para os marinheiros. Quando viram um golfinho, isso significava que estavam perto e que boa sorte estava por vir. Os golfinhos são considerados os protetores das pessoas quando no mar.
Tatuagem de Cormorant
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
Cormorants, na cultura dos marinheiros escandinavos, são considerados um bom presságio. Nas tradições norueguesas, as nascentes daqueles que se perderam no mar visitam seus entes queridos como cormorões.
Você sabia:
Na Irlanda, ver um corvo-marinho empoleirado no topo de uma torre de igreja é um mau presságio.
Desenhos de tatuagem de boa sorte chineses
Tatuagem de gato sortudo
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
Embora japonês, o gato da sorte é mais popular na cultura chinesa. Muitas vezes, é colocado na entrada de empresas como trailers e restaurantes para trazer boa sorte. Geralmente é branco, preto, dourado e às vezes vermelho e segura uma moeda para trazer boa sorte e riqueza. No Japão, manter um gato da sorte em um quarto ou local de estudo pode trazer bons favores e sucesso na vida.
Tatuagem de árvore de dinheiro
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
O castanheiro Malabar tornou-se conhecido como a árvore do dinheiro na cultura do Leste Asiático. Acredita-se que a árvore do dinheiro traga boa fortuna e sorte para qualquer pessoa que a coloca em casa ou nos negócios. Esta árvore tem um caule distinto de cinco folhas, que então dobrará ou triplicará.
Você sabia:
Este símbolo se tornou popular em 1986, quando um motorista de caminhão taiwanês trançou os troncos de cinco árvores do dinheiro que foram plantadas em um único vaso.
Tatuagem de Nó Chinês
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
Um nó chinês consiste em um cordão, nó e borla, todos feitos com um único pedaço de linha. Os nós chineses são geralmente vermelhos, simbolizando boa sorte e prosperidade. O nó é usado para afastar os maus espíritos ou para trazer boa sorte ao casamento.
Você sabia:
O nó chinês é uma arte popular que remonta à indústria Tang.
Tatuagem de dragão chinês
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
O dragão é um símbolo de poder, boa sorte e força na China. O imperador da China costumava usar o dragão como um símbolo de poder e força imperial. Como os olhos são a janela da alma, é azar tatuar os olhos até que a peça inteira esteja concluída. Acredita-se que o dragão sentirá a dor de ser tatuado uma vez que tenha olhos e, portanto, uma alma.
Tatuagem de Buda Rindo
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
O Buda celestial conhecido como Pu-Tai é geralmente descrito como um homem obeso e careca com contas de oração. Sua grande barriga e seu sorriso alegre significam que muitos o consideram um símbolo de boa sorte, felicidade e abundância. Acredita-se que ele dê todos os seus itens preciosos aos pobres, fracos e às crianças.
Leia também: 30 melhores designs de tatuagem de Buda & Significados
Tatuagem de peixe da boa sorte chinesa
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
Existem muitas razões pelas quais os peixes são considerados sortudos na China. Peixes são vistos como um sinal de riqueza porque a palavra chinesa para peixes parece muito com excedente. Os peixes podem envelhecer, servindo como um símbolo de longevidade. Eles também são um sinal de unidade e fidelidade porque muitas vezes nadam juntos em pares.
Tatuagens de boa sorte: mais perguntas frequentes
Que cores dão sorte?
As cores têm um grande significado em culturas de todo o mundo. Adicionar certas cores da sorte pode adicionar ainda mais significado aos seus designs de tatuagem de boa sorte.
O vermelho na cultura chinesa representa felicidade, sucesso e boa sorte. O vermelho é a cor nacional da China, simbolizando felicidade, boa sorte e sucesso. Você verá frequentemente vermelho usado durante festivais e casamentos na China.
Você sabia:
No primeiro dia da Nova York chinesa, Nian atacaria os aldeões, comendo seu gado e plantações. A cor vermelha o assustou. Desde então, lanternas vermelhas e pergaminhos sempre foram pendurados em janelas e portas.
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
No Reino Unido, o verde é considerado de muita sorte porque está associado ao irlandês. De trevos de quatro folhas a duendes, a sorte dos irlandeses e a cor verde estão intimamente associadas. No Islã, o homem verde é o patrono dos viajantes e um símbolo de boa sorte.
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
Laranja é uma cor da sorte na Índia. Laranja simboliza o deus do fogo, Agni, e representa o conhecimento divino nas religiões hindus. Agni é a principal testemunha em todos os casamentos hindus, e a laranja é muito usada em cerimônias para dar sorte.
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
Que números dão sorte?
Crédito: Instagram Crédito: Instagram Crédito: Instagram
Números diferentes simbolizam coisas diferentes ao redor do mundo. Muitas pessoas são números da sorte pessoais que simbolizam uma data em que algo de bom lhes aconteceu (data do casamento, aniversário ou nascimento de uma criança, por exemplo). Aqui estão os números da sorte e seus significados em todo o mundo.
- O número 7 tem sorte no mundo ocidental, mas não tem sorte nas culturas influenciadas pela China. Na China, o 7º mês (julho) é usado para homenagear os mortos.
- O número 13 tem sorte na Itália porque representa Santo Antônio, o padroeiro dos perdidos. É muito azar em outros países ocidentais, uma vez que aparece regularmente conectado a eventos sombrios.
- O número 4 tem sorte na Alemanha, mas azar nas culturas de influência chinesa ou japonesa. Isso ocorre porque a pronúncia da palavra quatro é semelhante à da morte.
- O número 8 dá sorte na China e no Japão, porque soa semelhante à palavra chinesa para prosperar. 8 é azar na Índia porque é o número de Sani, um rompedor da paz.
Você sabia:
Na Rússia, números pares dão sorte. Você só pode trazer um número par de flores para um funeral.
Quais animais simbolizam boa sorte?
Embora as corujas sejam consideradas azar, existem muitos animais considerados sortudos em todo o mundo.
Na cultura ocidental, o coelho é um símbolo de fertilidade e prosperidade. Os jogadores são conhecidos por usarem pés de coelho como amuleto de boa sorte.
Crédito: Instagram
O grilo é um dos animais de boa sorte mais populares na cultura chinesa. Na Europa, um críquete pode atrair boa fortuna e riqueza para uma família. Acredita-se que o sapo também traz prosperidade e fortuna na tradição chinesa.
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
Quais tatuagens são consideradas má sorte?
Para cada tatuagem que simboliza boa sorte, há muitas que são consideradas presságios de má sorte. Antes de fazer uma tatuagem, vale a pena conferir a história e o significado que ela tem nas culturas ao redor do mundo.
Ferradura de cabeça para baixo. A ferradura é conhecida por ser um símbolo de sorte, mas as pontas nunca devem apontar para baixo. Acredita-se que a sorte caia da ferradura de cabeça para baixo.
Crédito: Instagram
O Valknut consiste em três triângulos entrelaçados e é conhecido como o nó da morte. É um dos símbolos de Odin para os mortos e está associado aos mortos em batalha. É um símbolo que deve ser considerado levianamente.
Crédito: Instagram
As tatuagens de gato preto há muito tempo são associadas à má sorte. Na Idade Média, eles eram considerados mensageiros do Diabo. Os tatuadores supersticiosos podem hesitar em pintar um gato em branco em você.
Crédito: Instagram
Uma cruz positiva está associada ao satanismo e às visões anticristãs. Algumas pessoas entendem porque parece legal, ou então podem ver sem se olhar no espelho, mas pode dar às pessoas a impressão errada.
Crédito: Instagram
Fazer tatuagens com números ímpares trazem boa sorte?
Crédito: Instagram
Sim, os números pares são considerados azarados, enquanto os números ímpares trazem boa sorte. Existem muitas tradições e lendas por trás dos motivos. Alguns dizem que foi iniciado por índios que tatuaram seus corpos para a guerra, outros acreditam que remonta à antiga tradição dos marinheiros.
Acredita-se que no século XVII um navio naufragou e todos os piratas a bordo apresentavam um número par de tatuagens. Todos os que sobreviveram ao naufrágio tinham um número ímpar de tatuagens. Outros conectam este mito com o número da besta sendo 666.
Por que os dedos cruzados são considerados sorte?
Crédito: Instagram Crédito: Instagram
Cruzar os dedos tem sido usado como um gesto de boa sorte por muitos anos no mundo ocidental. Esta tradição é pensada para representar a cruz cristã e origina-se de pessoas orando para uma cruz. Embora teorias alternativas digam que o símbolo é anterior aos tempos cristãos, onde a cruz era um símbolo de unidade e espíritos benignos habitavam na intersecção.